Participação no 1° Congresso Internacional de Low Carb.

No dia 15/07, estive presente no último dia do grande evento Alimente, o 1° Congresso Internacional de Low Carb. De fato, muitos foram os ensinamentos que este evento nos possibilitou, mas o que fica mais claro: o paradigma já mudou e estamos no caminho certo!

Mais do que conhecer grandes nomes como Gary Taubes, Aseem Malhotra, Nina Teicholz, pude verificar muitas evidências que sinalizam que as diretrizes alimentares vigentes estão erradas, sobretudo para o tratamento das doenças crônicas associadas a resistência à insulina, destacando a diabetes, a esteatose hepática, obesidade, hipertensão, gota, entre outras, que podem ser reversíveis com uma alteração de hábitos alimentares.

Uma honra participar desta mudança, mesmo que de uma maneira quase regional, no meu círculo de amizades, nicho de trabalho, profissional e mídia digital. Parabéns aos primeiros que resolveram questionar as verdades que eram ditas como absolutas. Como o dr. Souto palestrou: Uma quebra de paradigma que já começou!

Por sinal, minha referência continua sendo o Souto, um exemplo de humildade, inteligência e ética. Com ele, aprendi a olhar a medicina com um olhar muito mais questionador, cético, sob o olhar da ciência. Como diz Taubes, todos médicos deveriam questionar as verdades que lhe dizem, como estudantes de física fazem. Se algo funciona na prática, e não existe na teoria, quem sabe existe outra teoria que possa explicar. Souto nos brindou com a frase “A realidade tem primazia sob os mecanismos”. Todos médicos, e profissionais da saúde tem obrigação de ler o site do Souto, Blog Ciência Low Carb. Por favor Souto, lança teu livro! Ele será a base para os novos acadêmicos.

Participação no 1° Congresso Internacional de Low Carb.



Compartilhe