Mentoplastia: conheça um pouco mais sobre a cirurgia plástica do queixo
Mentoplastia é o nome da cirurgia realizada para tratar a forma do mento, isto é, o queixo dos pacientes – parte que envolve mandíbula, pescoço e o um terço inferior da face. O procedimento é utilizado para correção das mais diversas deformidades funcionais ou estéticas.
A mentoplastia deve ser feita analisando o rosto como um todo, para que o resultado final seja mais harmônico com o conjunto.É realizada uma análise facial que identifica o perfil de um paciente com desarmonia facial. Durante análise clinico-fotográfica, pode-se identificar que a linha estético anatômica, ou seja, o meridiano da face, deve tocar o início do nariz ou rádix e a extremidade do mento.
Quando isso não ocorre, podemos estar, do ponto de vista estético facial, diante de duas situações: necessidade de preencher o espaço vazio do mento ou de retrai-lo. Nesse momento, é feito um diagnóstico e a classificação de acordo com sua situação estético-funcional do paciente.
Na maioria dos casos, se o cliente tem apenas reclamações estéticas, sem problemas com dentição e oclusão dos dentes, um procedimento simples de colocação de prótese de mento ou avançamentpo cirúrgico já resolve.
Nos casos em que o paciente tem mordida cruzada, queixas de dor ao mastigar, assimetria facial, dificuldade respiratória, entre outros, deve-se indicar a avaliação por um cirurgião bucomaxilofacial ou craniomaxilofacial para determinar quais procedimentos são mais adequados.
É importante lembrar que o objetivo da cirurgia plástica estética é oferecer melhor tratamento para as queixas dos pacientes, sem descuidar, é claro, dos defeitos ou insuficiências funcionais.
Imagem: www.clinicalive.com.br
